1 2 3 4

Os evangélicos deveriam ouvir mais o mundo

terça-feira, 24 de março de 2015

Matéria do Gospel Mais http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-coldplay-jesus-nao-ouvia-musica-crista-75090.html

Gostaria de compartilhar um post que fiz no Facebook. Na verdade eu fiz um mix do meu post, com comentários e respostas.

Bom, aqui vai:


---

Poxa, vou defender esse cara... apenas para causar uma reflexão melhor sobre essa "tendencia"

Não dá para julgar a proposta do cara pelo site Gospel Mais. 


Bom, não sei exatamente a proposta que foi usada aí, mas as músicas evangélicas de hoje estão bem ruinzinhas né? Sabe, Deus tem "usado" as pedras para clamarem suas verdades em forma de músicas que suas letras acabam sendo mil vezes melhores do que as dos cristãos. Poucas bandas cristãs salvam. (Na verdade só Jesus salva, rs. Brincadeira)

O zoado do Cristão extremo conservador é que ele só sabe falar crentes com mix latin, pq ele é culto, qualquer tentativa de mostrar os atributos de Deus no meio secular contextualizado já olham com preconceito e acham que estão dando uma de "pastor lucinho".
(Preguem Cristo e Calvino! -Dizem por aí. Só para deixar claro, eu sou calvinista, tá? Só estou criticando os que idolatram Calvino acima do evangelho, assim como idolatram suas metodologias de expôr a palavra, como se fosse a única forma certa de evangelizar)

E quem não é crente que se vire para entender a pregação da palavra. Como hão de entender o evangelho se não há quem me explique?

A molecada reformada tem terceirizado o evangelismo para a predestinação, infelizmente. Daí só se limitam em recitar a Palavra sem explica-la e aplicá-la no contexto atual, só para aliviar suas consciências, acredito. E qualquer um que tente mostrar o senso do divino nas coisas seculares já é apedrejado por essa turminha. 

(Aqui no caso, fiz este comentário por causa de ter visto uma página de humor calvinista dizendo que este pastor não achava o suficiente pregar somente palavra e por isso estava inventando moda. Aff... os caras nem sabe o contexto, a situação, muito menos em que parte ele usou a música, mas isso é o de menos).

Bom, já falei (anteriormente em um post no facebook) e vou repetir:

Gente, não existe separação entre espiritual e secular, tudo é espiritual.

Leia quando puder:
Compre aqui http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/ouca-o-espirito-ouca-o-mundo

Se Deus quiser ele usa pedras para mostrar seus atributos. Ele usa quem ele quer, seja crente ou ateu.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
Tá escrito na Bíblia, isso mesmo, em Romanos 1:20

E Paulo cita o Raul Seixas ou o Cazuza da época dele neste versículo:
Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.
‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.
Tá escrito lá na Bíblia em Atos 17:27-28, Paulão falando dos poetas mundanos Atenienses.

Deus inspirou os mundanos Atenienses a fazerem poesias contendo um pequeno fragmento da revelação geral de Deus.

Eles estão em busca de algo, pela graça de Deus, é possível encontrar seus atributos, mesmo tateando. Sua lei está gravada no coração do homem. (daí que vem a noção de certo e errado - você pode saber mais sobre isso aqui)

E poderia citar aqui o Jota Quest, que fez uma música querendo ou sem querer baseada em Eclesiastes, onde fala que Deus colocou em nossos corações o desejo da eternidade, o desejo de dias melhores para sempre, pois é isso que vivemos esperando. O dia em que seremos melhores.

Não me venha falar que não é inspiração divina.




Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Esse trecho acima vc encontra na Bíblia tbm, no livro de Eclesiastes 3:11, onde o contexto fala sobre haver tempo para tudo.
O filósofo Plantiga e João Calvino, se não me engano, falavam de um tal de Sensus Divinitatis (saiba mais aqui), que é o senso do divino que todos os homens tem.
Qualquer um é indesculpável de dizer que não sabia que Deus existe pq "...desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;"
Os atributos de Deus pode ser percebido no meio da arte, da música, do filme, poesia e etc.
Como podemos dizer que temos a resposta para o mundo se nem queremos ouvi-lo?

Paulo entrou na cultura dos atenienses, explorou os vários deuses deles e um dos deuses deles estava com o nome de "deus desconhecido" e assim Paulo aproveitou a situação para dizer que era desse Deus que ele vinha falar, pois Ele é seu conhecido.
Quando ouço Jota Quest digo que sei que dias são esses que eles esperam, sei onde tem estes dias melhores.
Isso é cosmovisão cristã, ver o mundo com o óculos da Bíblia.

Agora, se vc quer se abster de coisas seculares, por favor, não seja hipócrita e seleto apenas em relação a músicas.
Pare também de ver novela secular, filme secular, falar frases que o povo secular fala (é ué, é a mesma lógica da fala cantada, ou cantar música secular), pare de usar roupas seculares, produtos e dispositivos eletrônicos seculares, pare de usufruir de locais seculares. Viva numa bolha e se isole do mundo.

Afinal pq Jesus iria orar para que não nos tire do mundo?

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.
Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo."
João 17:14-18

Vc foi enviado ao mundo, não a uma bolha de alienados!

Ser sal no saleiro não faz diferença.

(em nenhum momento quis dizer que é para sermos como o mundo, apenas que precisamos ouvir e aprender ver Deus em tudo, até nas coisas do mundo. Isso só é possível para quem se santifica e persevera na palavra, se cobrindo com a cosmovisão cristã. Tbm não estou falando de música secular no culto litúrgico, isso é um outro debate.)

Enfim, a gente acha que só pq somos cristãos devemos fazer coisas para dentro da igreja, enquanto a mensagem deveria ir mais para fora.

Eu vejo as músicas seculares sendo usadas para fazer o que a Igreja não quer fazer, mandar conteúdo para fora, mandar cristãos para ser missionários no meio urbano, político, musical, social...etc

Por exemplo:

Lenine diz:
"Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal Eu finjo ter paciência
E o mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência"

A Bíblia diz:


A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperançade que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto.E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.Romanos 8:19-25




Agora este versículo que diz que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus, faz muito sentido e eu posso dizer que o que o Lenine está esperando sendo paciente é isto: Não há cura do mal sem destruição do eu, a cura do mal não é algo visível.
Enfim, as aplicações relacionando esta passagem com esta música são inúmeras. 

Deus usou Lenine para que os aflitos que ainda não O conhecem tenham paciência e aguardem para que a cura do mal seja revelada a eles. Eles cantam, amam esta música, mas falta algo para que ela faça mais sentido.

Mas algum evangélico está ouvindo este grito do mundo? 
Não, dizem que é um grito das trevas e dizem para não ouvirmos nada que vem de fora da igreja.
Dizem também que a canção do Lenine é das trevas e não devemos ouvi-lo. Poxa vida, ele é humano também e tem necessidades, sonhos e desejos. E você que diz ter a resposta fala para os outros não o ouvirem? Quem poderá esclarecer as dúvidas deles se ninguém quer ouvi-lo?

Para mim isso é ensino de demônios. Eles pegam carona na verdade e deturpam, nunca vão de frente contra a verdade. 
O ensino deles é: não ouça o mundo, não ouça seus problemas e suas dúvidas, apenas saia gritando por aí suas verdades aleatoriamente na sua lingua.

Fica aí meu convite: Vamos conversar com o mundo e mostrar que o quê ele tem cantado e gritado é sobre a saudade de Deus.

Agora, reconheço que há ressalvas. Se quer usar esses recursos de ligar o secular com o santo só para agradar o mundo sem dizer claramente o evangelho, aí está muuuuito errado. Temos que falar, expôr claramente o que a Bíblia diz sobre o plano da salvação e não deixar nas entrelinhas. Não devemos nos preocupar se vamos agradar a todos. Likes você não terá, mas terá muitos unfollows. Isso sim, pq a mensagem da cruz é escândalo, é loucura para um mundo que só se baseia no material. Oremos para que mais pessoas ouçam a voz do seu Pastor, Cristo. E oremos para que mais cristãos ouçam o grito das ovelhas perdidas e saibam onde elas estão para ajudá-las a encontrar o Pastor. 

Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Mateus 5:11